Tarefa: PM Definir as Instruções de Entrega
Definir com o cliente as instruções de entrega para cada um dos entregáveis especificados na declaração de trabalho
Disciplinas: 1 Atividade Planejamento de Projeto
Finalidade
O objetivo desta tarefa é a partir dos entregáveis que foram definidos na declaração de trabalho estipular como serão realizadas as entregas, em conjunto com o cliente.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal
      Para disponibilizar o produto para os usuários é importante considerar algumas tarefas específicas como: empacotamento e distribuição do software; instalação do software, migração para o novo software, assim como ajuda e treinamento de novos usuários. A disposição do usuário em utilizar o produto é um fator do seu sucesso.
      Etapas
      Passo 1: Possuir uma implementação completa

      O resultado da implementação e das atividades de teste são programas executáveis testados, estes devem estar associados a outros produtos de trabalho para constituírem uma unidade ou um produto de implementação completo, como por exemplo:

      • Scripts de instalação;
      • Documentação do usuário;
      • Dados de configuração;
      • Programas adicionais para migração: conversão de dados.

      Em algumas circunstâncias, vários programas executáveis podem ter que ser produzidos para diferentes configurações de usuário, ou diferentes conjuntos de produtos de trabalho precisarão ser montados para diferentes classes de usuários: novos usuários versus usuários existentes, variantes por país ou idioma e assim por diante. Para o software distribuído, vários conjuntos talvez tenham que ser produzidos para diferentes nós de computação na rede. Este aspecto do esforço de implementação é capturado nas tarefas para produzir unidades de implementação.

      Passo 2: Empacotar o software

      Os vários produtos de trabalho que compõem o produto liberado são empacotados na mídia adequada: arquivos de servidor arquivados, manuais, gravações de vídeo e assim por diante e devem ser identificados e etiquetados apropriadamente. As tarefas geralmente envolvem o trabalho com organizações externas para que empacotem o software.

      Passo 3: Distribuição do software

      Há muitas formas de realizar a distruibuição do software, desde as embalagens à utilização de uma rede de distribuidores ou distribuição pela Internet. Avalie também a questão sobre o controle de quem está autorizado a utilizar o software: licenciamento. O licenciamento de software envolve a configuração de procedimentos e ferramentas para gerenciar licenças e comunicar os códigos da licença aos usuários.

      Passo 4: Instalação do software

      Usualmente a instação do software é um processo controlado pelo usuário, apesar disso, é preciso ter o suporte de ferramentas e procedimentos de instalação oferecidos com o produto. Em alguns casos mais raros (grandes sistemas técnicos complexos), a instalação é executada pelo fornecedor do software independente. Geralmente, a instalação é mais complexa em sistemas distribuídos, pois todos os nós têm que ser atualizados rapidamente e a instalação pode se subdividir em vários procedimentos.

      Passo 5: Migração

      A questão da migração envolve, junto com a instalação: a substituição de um sistema antigo por um novo, com ou sem restrições de continuidade de operações e a conversão de dados existentes para um novo formato. Os programas associados a essa migração são desenvolvidos e testados com a utilização do mesmo processo usado no produto primário. Parte do processo de preparar o cliente para a próxima geração de software é através de versões beta mais recentes do produto.

      Passo 6: Fornecer auxílio e assistência ao usuário

      O auxílio fornecido ao usuário pode obter vários formatos, entre eles:

      • Cursos de treinamento formais;
      • Ajuda e orientação on-line;
      • Suporte por telefone;
      • Suporte pela Internet;
      • Em paralelo: dicas, comunicados de aplicativos, exemplos e assistentes.

      Geralmente, o suporte envolve a configuração de procedimentos para acompanhamento e resolução de problemas que se integram à tarefa de gerenciamento de mudanças.

      Informações Adicionais
      White papers