Passo 1: Possuir uma implementação completa
O resultado da implementação e das atividades de teste são programas executáveis testados, estes devem estar
associados a outros produtos de trabalho para constituírem uma unidade ou um produto de implementação completo, como
por exemplo:
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Scripts de instalação;
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Documentação do usuário;
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Dados de configuração;
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Programas adicionais para migração: conversão de dados.
Em algumas circunstâncias, vários programas executáveis podem ter que ser produzidos para diferentes configurações de
usuário, ou diferentes conjuntos de produtos de trabalho precisarão ser montados para diferentes classes de usuários:
novos usuários versus usuários existentes, variantes por país ou idioma e assim por diante. Para o software
distribuído, vários conjuntos talvez tenham que ser produzidos para diferentes nós de computação na rede. Este aspecto
do esforço de implementação é capturado nas tarefas para produzir unidades de implementação.
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Passo 2: Empacotar o software
Os vários produtos de trabalho que compõem o produto liberado são empacotados na mídia adequada: arquivos de servidor
arquivados, manuais, gravações de vídeo e assim por diante e devem ser identificados e etiquetados
apropriadamente. As tarefas geralmente envolvem o trabalho com organizações externas para que empacotem o software.
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Passo 3: Distribuição do software
Há muitas formas de realizar a distruibuição do software, desde as embalagens à utilização de uma rede de
distribuidores ou distribuição pela Internet. Avalie também a questão sobre o controle de quem está
autorizado a utilizar o software: licenciamento. O licenciamento de software envolve a configuração de procedimentos e
ferramentas para gerenciar licenças e comunicar os códigos da licença aos usuários.
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Passo 4: Instalação do software
Usualmente a instação do software é um processo controlado pelo usuário, apesar disso, é preciso ter o suporte de
ferramentas e procedimentos de instalação oferecidos com o produto. Em alguns casos mais raros (grandes sistemas
técnicos complexos), a instalação é executada pelo fornecedor do software independente. Geralmente, a instalação é mais
complexa em sistemas distribuídos, pois todos os nós têm que ser atualizados rapidamente e a instalação pode se
subdividir em vários procedimentos.
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Passo 5: Migração
A questão da migração envolve, junto com a instalação: a substituição de um sistema antigo por um novo, com ou sem
restrições de continuidade de operações e a conversão de dados existentes para um novo formato. Os programas
associados a essa migração são desenvolvidos e testados com a utilização do mesmo processo usado no produto primário.
Parte do processo de preparar o cliente para a próxima geração de software é através de versões beta mais recentes do
produto.
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Passo 6: Fornecer auxílio e assistência ao usuário
O auxílio fornecido ao usuário pode obter vários formatos, entre eles:
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Cursos de treinamento formais;
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Ajuda e orientação on-line;
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Suporte por telefone;
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Suporte pela Internet;
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Em paralelo: dicas, comunicados de aplicativos, exemplos e assistentes.
Geralmente, o suporte envolve a configuração de procedimentos para acompanhamento e resolução de problemas que se
integram à tarefa de gerenciamento de mudanças.
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